Monitoramento estadual mostra chuvas abaixo da média

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (Copaaergs) divulgou, nesta sexta-feira (7), dados sobre o monitoramento de chuvas em dezembro em território gaúcho. O documento apresenta um balanço das precipitações e temperaturas compiladas em 34 estações meteorológicas da Fepagro e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).  A análise dos dados mostra que as chuvas ficaram muito abaixo da média normal para o período na região Sul. Em municípios como Bagé e Santa Vitória do Palmar, por exemplo, as precipitações foram de 65 e 26,3 mm, respectivamente, quando a normalidade seria em torno de 100mm/mês.

De acordo com o técnico da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), José Inácio Pereira da Silva, as lavouras de arroz de Santa Vitória do Palmar não foram afetadas pela pouca chuva, devido à irrigação. "Neste momento, o arroz precisa de radiação solar, o que está garantido com o tempo seco e os dias mais claros, podendo levar a um aumento na produção. A região de Bagé está comprometida e, entre outras consequências, podemos citar a redução das pastagens, ocasionando prejuízos para a pecuária", salientou.  Na última quinta-feira, Silva esteve presente em reunião organizada pelo IBGE sobre a safra gaúcha 2010/2011. "Os números apresentados já foram menores em comparação a produtividade da safra passada, mas são dados ainda não conclusivos."

O milho está finalizando seu período crítico, sendo que, com as chuvas acima da média em regiões produtoras como Planalto e Cruz Alta, não apresenta maiores prejuízos à safra. "A exceção é Canguçu, um dos maiores produtores de milho, que terá sua safra atingida pelo La Niña", afirmou o técnico da Seapa. Para a cultura de soja, as chuvas de dezembro foram eficazes. Entretanto, Silva lembra que o período crítico para o grão ocorre no mês de fevereiro. O relatório sobre monitoramento de chuvas está disponível no endereço www.agrometeorologia.rs.gov.br.

Gostou? Compartilhe