A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil está mobilizada para prestar auxílio ao Rio Janeiro, onde as chuvas e deslizamentos de terra na região serrana já provocaram centenas de mortes, feridos e desabrigados. Uma das primeiras ações, na madrugada desta quinta-feira (13), foi o estabelecimento de contato com a Defesa Civil fluminense, colocando a estrutura da Defesa Civil do Rio Grande do Sul à disposição. Também já foi feita a reserva de um local, em Porto Alegre, para o recebimento de doações.
Conforme o órgão gaúcho, os agentes da Defesa Civil do Rio de Janeiro estão verificando as necessidades junto ao seu comando, para então formalizar o pedido de ajuda ao Estado. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atua também como órgão facilitador, articulando com outros órgãos públicos o tipo de ajuda a ser remetida, como cães farejadores, bombeiros especializados em busca e resgate, técnicos em análise de risco de estruturas, entre outros.
A Defesa Civil gaúcha reservou o armazém A7 do Cais do Porto, na Capital, para o recebimento de doações. No momento, estão sendo priorizados roupas e alimentos não perecíveis - remédios, por enquanto, não estão sendo aceitos, até que sejam identificados os medicamentos de interesse da Defesa Civil do Rio. Também já foi feito contato com o 5º Comar, na base área de Canoas, para viabilizar uma areonave que levará os materiais.
Com informações da Agência de notícias do Governo do Estado