Foi realizado, nesta terça-feira (18), o ato de posse da presidência, diretoria e do Conselho de Administração da Companhia Riograndense de Mineração (CRM). Conforme decisão tomada em assembléia, presidida pelo secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, o Conselho será presidido pelo secretário adjunto da pasta, Claudemir Bragagnolo. Logo após, foi realizado ato de transmissão de cargos, assumindo a presidência da CRM o engenheiro civil Elifas Simas, ex-prefeito de Santana do Livramento e secretário de Obras do município.
A diretoria administrativa será exercida pelo sociólogo Marcio Cairuga, ex-secretário de Serviços Urbanos e de Planejamento de Charqueadas. Na diretoria técnica, foi reconduzido ao cargo o engenheiro químico Eduardo Medeiros para a sua terceira gestão.
Durante a cerimônia de posse, o secretário Beto Albuquerque salientou a importância de se manter em pauta as discussões sobre a diversificação da matriz energética, citando, como exemplo, os picos de demanda alcançados nos últimos dias no Estado. Ainda que esse aumento no consumo de energia não tenha de fato ameaçado o sistema, é preciso garantir a sua segurança. Para tanto, o carvão mineral é um agente estratégico de baixo custo e abundante no Estado, além do emprego de novas tecnologias que reduzem, significativamente, o impacto da sua exploração e queima para geração termelétrica.
A CRM é uma empresa de economia mista do Governo do Estado, vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Logística. Suas unidades mineiras estão localizadas em Minas do Leão e Candiota. Para 2011, a companhia projeta a duplicação do seu faturamento graças ao início da operação comercial de Candiota III - Fase C da Usina Termelétrica Presidente Médici, empreendimento da Eletrobras CGTEE. Por isso, a empresa vem preparando a Mina de Candiota nos últimos anos para a duplicação da sua capacidade produtiva, tornando a unidade apta a abastecer o aumento da demanda de carvão mineral da Usina. Foram investidos R$ 80 milhões na compra de equipamentos, realização de obras e aumento do efetivo de funcionários por meio de concurso público.
Compareceram ao ato, os secretários geral de Governo, Estilac Xavier, do Gabinete dos Prefeitos, Afonso Mota, do Trabalho e Desenvolvimento Social, Luis Augusto Lara, de Obras Públicas, Luiz Carlos Busatto, e Executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Marcelo Danéris.
Com informações da Agência de notícia do Governo do Estado