O secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, recebeu, na tarde desta terça-feira (18), uma comitiva da 14ª Jornada Nacional de Literatura, que acontece de 22 a 26 de agosto de 2011, no município de Passo Fundo. A coordenadora geral, prof. Tânia Rösing, solicitou ao secretário a revisão da ordem de serviço 04/2008 de julho que não permite a participação de professores da rede estadual no evento em horário de expediente.
Segundo a professora, o município, que é considerado a Capital Nacional da Literatura, tem várias políticas de leitura no qual o Estado está isolado em função dessa determinação. O secretário antecipou que irá readequar ou extinguir a ordem. "Esta ordem não tem sentido de existir. Não faz parte do nosso espírito educacional. Não corresponde ao nosso campo de atuação e postura", declarou.
Na ocasião também foi discutido como inserir a rede estadual no evento. O secretário informou que vai orientar as coordenadorias regionais da Educação da região que analisem a melhor maneira de introduzir a jornada no calendário escolar. Outra possibilidade a ser avaliada é ajustar pré-jornada - processo pedagógico que prepara alunos e professores para uma participação efetiva no evento através de leitura prévio e dinâmico de leitura - no programa de formação permanente dos professores estaduais.
A comitiva entregou para o secretário Azevedo um convite oficial para a abertura da jornada. Além de um vasto material de apoio; roteiro de práticas de leituras nas escolas, mediação na leitura, registro dos 20 anos de história da jornada e a programação detalhada do próximo evento.
Integraram a comitiva: Vera Maria Vieira - Secretária Municipal de Educação de Passo Fundo, Rosani Sgari Szilagyi - Diretora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo (UPF), Maria Augusta D'Arienzo - Coordenadora da Universidade Popular no município, Eliana Teixeira - Equipe de coordenação da jornada
Com informações da Agência de notícias do Governo do Estado