As quatro delegacias de polícia móveis do Estado, adquiridas por meio do convênio com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), entram em operação nesta sexta-feira (21). Uma está sendo deslocada para Capão da Canoa, no Litoral Norte, outra para Caxias do Sul e, as demais, serão utilizadas no apoio às delegacias da Região Metropolitana. O Governo do Estado projeta a aquisição de outras 12, até 2013.
"As delegacias móveis enquadram-se dentro da filosofia da polícia comunitária, que é uma das linhas programáticas que são adotadas pelo Estado", explica o chefe de Polícia, delegado Ranolfo Vieira Jr. O policial acrescentou que as unidades móveis darão dinamicidade na atuação e proporcionarão economia. "Poderemos colocá-las em grandes eventos, ao invés de disponibilizarmos estruturas fixas que necessitam de montagem e equipamentos, além da logística. É só mandá-los para os locais", disse.
Instaladas em veículos do tipo motorhome, cada delegacia será composta por um motorista e cinco policiais - um delegado, dois inspetores e dois investigadores. Além disso, têm xadrez para prisões em flagrante e todo equipamento necessário para o registro de ocorrências e a realização das primeiras diligências de uma investigação policial. Há, também, uma motocicleta acoplada a traseira para realização de perseguições, caso seja necessário. Ao todo, representam um investimento de R$ 945 mil.
Estado recebe quatro delegacias móveis
· 1 min de leitura