A premiação de 41 cooperativas e entidades que se destacaram no setor cooperativista, nesta quarta-feira, no Teatro Dante Barone, consolidou o programa de gestão do presidente da Assembleia Legislativa, Giovani Cherini (PDT), sob o lema Cooperação, o Rio Grande acima das diferenças. No evento Cooperativismo: o sucesso da cooperação, promovido pelo Parlamento gaúcho em parceria com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS, o deputado enfatizou a bandeira defendida durante o último ano da 52ª Legislatura, ao afirmar que “sem cooperação não há sociedade”. Ao ressaltar a importância da união de esforços voltada ao bem comum, destacou que 60% dos gaúchos estão ligados ao cooperativismo. Segurando os três elos que usou como simbologia de sua gestão, Cherini frisou que a cooperação possibilita que as diferenças sejam menores que as convergências.
O chefe do Legislativo fez, ainda, um balanço sobre as atividades desenvolvidas em 2010, e reafirmou que a cooperação foi fundamental no processo de pacificação do Estado. De acordo com o parlamentar, o cooperativismo, o associativismo e a responsabilidade social foram os três pilares que nortearam sua gestão. “Construímos excelentes parcerias neste curto período de tempo, com o intuito de promover o crescimento do Estado sob todos os aspectos”, disse.
Também na cerimônia de abertura, o governador Tarso Genro lembrou a importância das cooperativas no desenvolvimento das comunidades e na regulação do mercado. "A cooperação é um instrumento regulatório do processo produtivo, da comercialização e do crédito, e deve ser valorizada”. Disse que o Executivo realizará ações de sustentação técnica, de apoio e de organização ao setor, e que o tema terá destaque em seu governo por meio da recém criada Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo. “Vim aqui para dar uma mensagem curta, mas incisiva sobre a visão que o governo do Estado tem sobre a cooperação, tanto é que organizamos uma pasta específica”, afirmou.
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, elogiou a atuação da Assembleia Legislativa na promoção do cooperativismo. O dirigente apresentou potencialidades do setor no Rio Grande do Sul, apontando que 2 milhões de pessoas são associadas em cooperativas e que mais de 6 milhões de gaúchos estão ligados à cooperação. “Temos vários segmentos de destaque no cooperativismo gaúcho, como a alta tecnologia e a inclusão social; na saúde temos a construção de sete hospitais. O cooperativismo valoriza o homem do campo e o trabalhador, que produzem os alimentos, os produtos e as riquezas do Estado”, ressaltou.
Campanha permanente
Com o slogan O Cooperativismo faz bem, a Assembleia Legislativa e o Sistema Ocergs-Sescoop/RS lançaram campanha que objetiva chamar a atenção da sociedade para o trabalho desenvolvido pelas cooperativas, especialmente nos ramos agropecuário, crédito, trabalho, saúde, educação, transporte, consumo, eletrificação rural e produção.
Os presidentes da ALRS e do Sistema Ocergs-Sescoop/RS apresentaram ao público presente no Teatro Dante Barone os adesivos para carros com o lema da campanha, com o intuito de ampliar a consciência do cooperativismo entre os gaúchos. “Nossa intenção é ressaltar a importância das cooperativas, dentro da visão de que o cooperativismo é uma opção de vida, uma forma diferente de buscar soluções para as dificuldades, de forma coletiva e por meio da união”, afirmou Cherini.
Placa alusiva ao programa de gestão 2010
Ao final do evento, ocorreu o descerramento de placa comemorativa à gestão no último ano da 52ª Legislatura, em espaço no Vestíbulo Nobre do Palácio Farroupilha. A placa alusiva ao programa Cooperação, o Rio Grande acima das diferenças registra o Parlamento gaúcho como uma das Casas da Cooperação no Estado.