Aproveitando os 1.150 quilômetros de fronteira entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, o governador Tarso Genro fechou hoje (8) acordos nas áreas agrícola , de educação, interligação elétrica e ferroviária com o governo do presidente uruguaio, José Pepe Mujica. Os projetos vão desde a produção de arroz até a construção de uma universidade regional na região fronteiriça.
Tarso visita Montevidéu até amanhã (9). As informações são da Presidência da República do Uruguai e do governo do Rio Grande do Sul. O governador se reuniu com Mujica, o vice-presidente da República, Danilo Astori, e 11 ministros uruguaios.
Nas conversas, Tarso disse que o Rio Grande do Sul tem interesses em manter cada vez mais uma relação intensa com o Uruguai por causa das afinidades históricas e culturais, além da proximidade territorial.
Para Tarso, é possível fechar uma parceria nas áreas artística, cultural e cinematográfica, criando festivais tanto no Uruguai como no Rio Grande do Sul. Depois das reuniões em Montevidéu, os governos do Rio Grande do Sul e do Uruguai definiram mais uma série de encontros ainda este semestre.
Segundo o governador, outra proposta é fazer uma parceria entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai para promover processos de integração com objetivo de criar uma universidade regional. De acordo com Tarso, será criado também um espaço para os estudantes uruguaios em escolas técnicas no Brasil.
Agência Brasil