O secretário adjunto da Secretaria da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, será empossado na quarta-feira (16), em solenidade no auditório do Instituto-Geral de Perícias (IGP), às 11h. Advogado há 30 anos, Juarez Pinheiro foi membro do Diretório Estadual do PT e diretor administrativo do Grupo Hospitalar Conceição. Depois de dois mandatos como vereador na Câmara Municipal de Porto Alegre, atuou como consultor jurídico do Ministério de Desenvolvimento Social. Ainda no Governo Federal, foi assessor federativo do Ministério da Justiça, com atuação na implementação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) em 174 municípios brasileiros.
Sob orientação do governador do Estado e do secretário da Segurança Pública, Juarez Pinheiro buscará qualificar a integração entre as polícias e apoiar a organização do Programa Estadual de Segurança com Cidadania (Proesci). O secretário adjunto pretende trabalhar para diminuir os índices de violência e criminalidade no Estado e enfrentar os problemas que impedem a conclusão dos inquéritos policiais, além de apoiar as atividades de perícia.
Para Juarez Pinheiro, o novo paradigma da segurança consiste no trabalho preventivo por todas as instituições responsáveis pela segurança pública. O secretário-adjunto afirma, ainda, que o novo paradigma da segurança pública se fundamenta, de um lado, pela articulação entre políticas de repressão qualificadas com ações sociais e preventivas, e, por outro, pela participação dos municípios nessa área.
Com informações da Agência de notícia do Governo do Estado