Secretário da Cultura recebe proposta para usar HQ como recurso didático

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os cartunistas Carlos Fereira, Edgar Vasques, Lancast Mota e Rodrigo Rosa estiveram em audiência com o secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, nesta quinta-feira(24), para apresentar a sugestão de que as histórias em quadrinhos sejam adotadas pelo Estado como recurso didático, atingindo crianças e adolescentes. Argumentaram que há um projeto semelhante em São Paulo em que essas criações, abordando assuntos de valor pedagógico e cultural, são distribuídas junto às escolas. Dessa forma, também seria neutralizada a crença de que as histórias em quadrinhos só serviriam para fins de lazer infantil. Esse projeto não somente as envolveria como estenderia-se a outras formas de artes gráficas.

Para os cartunistas, roteiristas e desenhistas gaúchos, seria necessário tornar oficiais a criação e a distribuição das publicações para as quais é indispensável o apoio do Estado. Assis Brasil lembrou que a Lei de Incentivo à Cultura poderia ser um instrumento para tornar viável esse projeto. 

O secretário destacou, ainda, que a cultura gaúcha vive um momento propício para que esse projeto se torne concreto, já que ela vem assumindo cada vez maior importância no meio social, dentro de um trabalho de estendê-la a todos. Na Alemanha, como em outros países, personagens como o compositor Amadeus Wolfgang Mozart são retratados pelas histórias em quadrinhos, o que poderia acontecer no Rio Grande do Sul com seus vultos históricos.

Agência de notícias do Governo do Estado

Gostou? Compartilhe