Tarso Genro decreta luto oficial de três dias pela morte de Moacyr Scliar

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O governador Tarso Genro decretou, neste domingo (27), luto oficial de três dias pela morte do escritor Moacyr Scliar. O ato foi assinado no gabinete do presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde.

Acompanhado da primeira-dama Sandra Genro e da filha Luciana, Tarso chegou ao velório do escritor, no Salão Júlio de Castilhos, na AL, por volta das 16h. O Chefe do Executivo lamentou a perda de um dos maiores autores gaúchos. "Era um ser humano extraordinário. Os gaúchos devem lembrar dele como um judeu universal."

O secretário estadual da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil,ressaltou que Scliar fez da literatura a parte mais importante da sua vida. "Ele é absolutamente único. A obra do Moacyr é única na nossa literatura brasileira e latino-americana. Sem dúvida, foi o que melhor expressou o pensamento judaico, o modo de sentir e perceber o mundo."

Tarso Genro aproveitou para anunciar que o Governo do Estado lançará, ainda este ano, um prêmio literário em homenagem a Moacyr Scliar. Segundo Assis Brasil, o prêmio deverá ser anual e voltado alternadamente às categorias poesia e conto.

Membro da Academia Brasileira de Letras, Moacyr Scliar morreu na madrugada deste domingo, aos 73 anos. Ele sofreu falência múltipla de órgãos. O escritor estava internado desde o dia 11 de janeiro no Hospital de Clínicas da Capital, em virtude de complicações originadas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Com informações da Agência de notícias do Governo do Estado

Gostou? Compartilhe