RS registra 30% menos mortes no trânsito neste Carnaval

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Balanço do Detran/RS contabilizando os acidentes com vítimas fatais nas rodovias (federais e estaduais) e vias municipais do Rio Grande do Sul apontou redução no número de mortes neste Carnaval em relação ao do ano passado. Foram 25 vítimas fatais nos cinco dias do feriadão, contra 36 no ano passado, representando uma redução de 30%. A redução foi menor se considerado o número de acidentes que provocaram tantas mortes: foram 24 contra 27 em 2010 (-11%).

Também houve uma mudança na natureza dos acidentes que resultaram em maior quantidade de vítimas: em 2010 quase 37% dos acidentes foram atropelamentos (31% das vítimas eram pedestres), enquanto neste ano 38% foram colisões (44% eram condutores ou motociclistas). Assim como no restante do ano, a maioria dos acidentes ocorreu nas rodovias: 59% em 2010 e 54% em 2011.

No ano passado, a sexta-feira registrou o maior número de acidentes (33%), enquanto neste ano, o sábado e o domingo somaram 50% do total de acidentes com vítimas fatias. Também os turnos em que ocorreram os acidentes graves foram diferentes. Em 2010, 44% ocorreram durante a tarde e, em 2011, 46% ocorreram durante a noite.

A estatística ainda é parcial (o registro dos acidentes e mortes no trânsito pode levar alguns dias) e representa somente as vítimas que morrem no local. Para o presidente do Detran/RS, Alessandro Barcellos, apesar da redução do total de vítimas, o trabalho dos órgãos de trânsito não pode arrefecer. "A meta para a Década de Ações para a Segurança no Trânsito, instituída pela ONU, é reduzir em 50% as mortes no trânsito até 2020. Acho que podemos ir mais longe. Nossa meta deve ser sempre zero."

Uma série de ações vêm sendo desenvolvidas pelo Detran/RS, em conjunto com outras instituições, para frear a escalada da violência no trânsito. A mais visível delas é o Balada Segura, que reúne o Comitê de Mobilização pela Segurança no Trânsito, Detran/RS, EPTC, Brigada Militar e Polícia civil em blitze educativas e de fiscalização nas madrugadas dos finais de semana.

No Carnaval, além da campanha em rádios e jornais da Capital e interior com o mote dos adesivos de família (paralelamente a campanha do Dia da Mulher), uma ação conjunta reuniu 12 instituições em uma ação no pedágio de Gravataí. Foram entregues materiais educativos apelando para a prudência nas estradas no Carnaval. A idéia é estender esse trabalho para os próximos feriados e também para outras regiões do Estado. A ação de Páscoa já está sendo planejada. Instituições interessadas em participar devem encaminhar e-mail para [email protected].

Com informações da Agência de notícias do Governo do Estado

Gostou? Compartilhe