A Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – participa da Expodireto Cotrijal, 14 a 18/03, em Não-Me-Toque, RS, com diversas unidades de pesquisa. Tecnologias como grãos, sistemas de manejo sustentáveis, controle de pragas e doenças, equipamentos para pecuária e produção de aves serão apresentadas no estande da Embrapa e no campo.
Um dos destaques da empresa é a Plataforma portátil para pesagem de bovinos trazida pela Embrapa Pecuária Sul (Bagé, RS). O equipamento destaca-se por sua praticidade já que pode ser transportada em veículos de pequeno porte e montado em instalações de manejo simples, típicas de pequenas propriedades. Possui abas reguláveis que se ajustam a bretes de diferentes larguras, impedindo que os animais se machuquem enfiando as patas no espaço entre o brete e a plataforma. Sua largura também pode ser regulada para os diferentes locais de pesagem, a partir da quantidade de tábuas utilizadas – duas ou três, gerando seis variações de abertura das abas laterais. O tempo de montagem da plataforma por duas pessoas varia de 15 a 30 minutos. O equipamento é composto de duas partes iguais (25x60x100 cm) e tem peso total de 158 kg. A estrutura em aço garante capacidade para pesagem de até 1.500kg. Todas as peças que entram em contato com o animal são cobertas por uma borracha de alta resistência de 20 mm de espessura, diminuindo o estresse relativo a ruídos, possíveis choques e cortes. Embora desenvolvidos para bovinos, o sistema pode ser utilizado também para outras espécies de menor porte, como caprinos e ovinos, com a opção de uso de somente uma metade da plataforma.
Participam da Expodireto Cotrijal 11 unidades da Embrapa: Clima Temperado, Florestas, Informação Tecnológica, Meio Ambiente, Milho e Sorgo, Pecuária Sul, Soja, Suínos e Aves, Transferência de Tecnologia, Trigo, Uva e Vinho.
Embrapa leva tecnologias à Expodireto
· 1 min de leitura