O presidente da Cotrijal de Não-Me-Toque, Nei Mânica, abre oficialmente, neste momento, a Expodireto de 2011. O governador Tarso Genro e o ministro da Agricultura Wagner Rossi participam da cerimônia. Também presente o presidente da Câmara dos Deputados Marco Maia e o presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villa Verde. "Hoje é um dia de festa. Mais um divisor de água dentro do Rio Grande do Sul. A Expodireto nasceu como exposição da tecnologia e se transformou num palco das reivindicações do agronegócio nacional", disse Mânica.
Ele falou que este ano o agronegócio está vivendo o seu melhor momento, com clima favorável, colheita de milho praticamente concluida e soja com alta produtividade. "Com certeza vamos superar os R$ 500 milhões de negócios, neste ano", disse.
Mânica disse que o mais importante é que o sistema cooperativista consegue reunir pequenos e grandes e que o Rio Grande do Sul é sim o celeiro do país. Ele chamou a atenção para os temas de debate e disse que este ano a discussão em torno do Código Florestal será uma das mais importantes.