Moradores de São Lourenço do Sul ainda sofrem com os prejuízos da enxurrada que atingiu o município na semana passada. Ao todo, 20 mil pessoas foram afetadas e 70 ainda permanecem desabrigadas. Com a chuva, 3,5 mil residências ficaram danificadas e 50 destruídas. Além disso, foram confirmados sete óbitos.
Segundo informações do documento de Avaliação da Danos (AVADAN), chega a R$ 165 milhões de reais os prejuízos econômicos e sociais e danos humanos, materiais e ambientais.
Com a solidariedade do povo gaúcho, a população de São Lourenço do Sul já recebeu, de todo o Rio Grande do Sul, 250 toneladas de alimentos, 120 toneladas de roupas, 10 toneladas de material de higiene e limpeza, dois mil colchões e 100 mil litros de água.
Segundo o coordenador da regional de Defesa Civil de Pelotas, capitão Márcio André Facin, o final de semana será marcado por ações solidárias diferenciadas. No sábado (19), haverá caminhões disponíveis para o recolhimento de móveis e eletrodomésticos direto nas residências e no domingo (20), a população poderá doar brinquedos na sede da Defesa Civil.
Em Porto Alegre, o posto de arrecadação de donativos da Defesa Civil Estadual funciona, até domingo, no Armazém A7, no Cais do Porto, das 8h às 18h. As doações estão limitadas à alimentos não-perecíveis, água, materiais de higiene e limpeza, colchões e cobertores.
São Lourenço do Sul se reconstrói aos poucos
· 1 min de leitura