Os novos agentes penitenciários que ingressarão na Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), vão ajudar a diminuir o déficit funcional da Instituição. A afirmação é do superintendente Gelson Treiesleben, durante cerimônia de formatura de 400 agentes penitenciários (AP) e 100 agentes penitenciários administrativos (APA), realizada nessa segunda-feira (14) no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa.
Treiesleben ressaltou que o sistema prisional é uma das prioridades do governo, e além da construção de novos presídios, a necessidade de funcionários é fundamental para a execução de um bom trabalho. A Susepe possui hoje cerca de três mil agentes e precisaria de mais dois mil. Atualmente 309 agentes estão realizando curso de formação.
O deputado estadual Miki Breier, representando o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Adão Villaverde, enfatizou que preside a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos e acrescentou: “isso nos aproxima”. Colocou o Legislativo à disposição para debater as questões relacionadas à área penitenciária, pois, segundo ele, é de interesse da toda a sociedade.
Cumprir a LEP
O secretário Estadual da Segurança Pública, Airton Michels, explicou que a Lei de Execuções Penais (LEP) é uma das melhores do mundo em políticas penitenciárias, reconhecida por diversos países. “O que queremos é aplicar a LEP”. O secretário lembrou que com a individualização da pena, estaremos contribuindo para um tratamento penal adequado. “Sabemos das dificuldades que vocês irão enfrentar, mas vocês serão parceiros na reestruturação do sistema prisional que vamos implantar no RS”.
Também participaram do evento o delegado Tubelo, diretor da Academia de Polícia (Acadepol), representando o chefe de Polícia, Ranolfo Vieira Júnior; o coronel Valmor Melo, chefe do Estado Maior da Brigada Militar, representando o comandante geral da BM, coronel Sergio Abreu; Julio Bitencourt, representando o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira; além de integrantes da Amapergs-Sindicato, diretores, delegados penitenciários, funcionários da Susepe e familiares dos formandos.