O Governo do Estado trabalha fortemente junto ao Legislativo para a aprovação do projeto de lei que cria o Fundo Estadual das Pessoas com Deficiência, destacou o governador Tarso Genro, nesta quarta-feira (23), aos dirigentes da Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Rio Grande do Sul (Apaes-RS). Reunidos no Palácio Piratini em agenda institucional, Tarso convocou as comunidades ligadas às Apaes a participarem da votação na Assembleia.
O texto, de autoria do Poder Executivo, por intermédio da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, prevê a formação do fundo com recursos oriundos de infrações à legislação das pessoas com deficiência, não descartando a possibilidade de doações. Gerido pelo Conselho Estadual de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência Altas Habilidades, vinculado à pasta da Justiça, o instrumento foi concebido em beneficio não só das Apaes, mas também para atendimento das federações de surdos, cegos e cadeirantes, entre outras.
Conforme o secretário da Pasta, Fabiano Pereira, o Governo do Estado é parceiro de longa data das Apaes, com ações de cedência de professores - atualmente são 263 - e de concessão de mais de 2 mil bolsas de estudos. "Temos um carinho muito grande pelo trabalho dessas entidades e, partir de agora, queremos dar um incremento ainda maior", afirmou, referindo-se ao fundo.
De acordo com a presidente da Federação das Apaes, Aracy Lêdo, que classificou a visita ao governador Tarso como "de cortesia e boas-vindas", o fundo será de extrema importância para a atuação da entidade, que é totalmente filantrópica e cujo gasto está estimado em R$ 250 mil ao ano. A Federação congrega o trabalho terapêutico de 205 Apaes no Estado, estando presente em 454 municípios.
São cerca de 18 mil alunos portadores de deficiência intelectual atendidos, de todas as idades. "Sejam igualmente bem-vindos, a casa é de vocês, o secretário Fabiano está à disposição e estamos trabalhando para aprovar esse projeto", retribuiu o governador Tarso Genro.
Governo do Estado trabalha por fundo para pessoas com deficiência
· 1 min de leitura