Um programa de assessoramento aos municípios para desenvolvimento de projetos locais em educação para o trânsito e formação de multiplicadores é a atividade de estreia da Escola Pública de Trânsito (EPT) do Detran/RS. Embora já realizasse atividades dentro do preceito da EPT, essa é a primeira realizada após o Decreto 47.655/10, que criou a instituição.
O primeiro município contemplado é Gravataí, que inicia as atividades na próxima segunda-feira (28). O programa começa com uma sensibilização de 60 participantes selecionados entre professores, agentes de trânsito, líderes comunitários e religiosos, representantes de grupos de jovens e idosos e sociedades recreativas. Na sequência, a realização de oficinas que ensinam como trabalhar com crianças, jovens e adultos, e orientações para elaboração de diagnóstico do município.
Em um segundo encontro, que deve ocorrer no final de abril, os participantes discutirão o diagnóstico e a elaboração do projeto, que terá acompanhamento na modalidade EAD. No final de novembro, encerra-se o programa, com uma mostra dos melhores projetos.
Além de Gravataí, Cachoeirinha e Passo Fundo já estão inscritos para as próximas edições. Os municípios participantes devem, além de selecionar os participantes, disponibilizar a infraestrutura (salas, equipamentos, pessoal e transporte) para a realização das atividades. As pessoas inscritas devem ter um perfil de liderança e comprometerem-se a comparecer em todas as etapas do programa. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].
Detran/RS inicia atividades da Escola Pública de Trânsito
· 1 min de leitura