O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), vai adquirir mil netbooks para agilizar o processo de implantação do Programa Escola Digital. A decisão foi tomada pelo secretário da Educação, Jose Clovis de Azevedo, na manhã desta quarta-feira (30), após reunião com a diretora do Departamento de Logística da Seduc e responsável pelo programa, Ana Claudia Figueroa.
O projeto piloto foi anunciado em setembro de 2010 e prevê a distribuição de um netbook portátil aos alunos de cinco escolas estaduais, beneficiando aproximadamente 1,2 mil estudantes. Por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e a iniciativa privada, os equipamentos (netbooks e lousa digital) seriam doados para escolas, e estariam disponíveis no início do ano letivo.
Segundo Ana Claudia, isso não foi possível porque o programa se sustenta nas doações de equipamentos. Na troca de Governo, a Seduc contatou as empresas que seguiram a parceria. Porém, com doações modestas, comparado à demanda.
"Quando a parceria foi firmada, foi criada uma falsa expectativa, pois não estavam definidas as quantidades. Depois de analisarmos o projeto, percebemos que, em termos de logística e formato, ele não atende ao mínimo necessário para ser implantado como política pública. Estamos refazendo a lógica da formação para prospectar dentro da concepção de inovação e inclusão tecnológica", disse a diretora.
Analisado o contexto, a alternativa encontrada foi a aquisição do maquinário. Todo o trâmite deve durar cerca de dois meses (compra, chegada e instalação do equipamento). Conforme explicou a diretora, foi a forma mais rápida para garantir a qualidade e continuidade do projeto. Ela ressalta, ainda, que a relação com as empresas parceiras continua de maneira tranquila e que as doações serão agregadas ao projeto.
Para o secretário Azevedo, o investimento de R$ 1 milhão para a implantação do projeto piloto se justifica porque a modernização tecnológica é um compromisso do Governo Tarso Genro e será honrado. "A modernização tecnológica é um dos eixos norteadores da nossa gestão para garantir o acesso do atual estágio de desenvolvimento tecnológico e ampliar a inclusão digital. Nesse sentido, o programa será fundamental", avalia.
As escolas que participam do projeto piloto são:
E.E.E.F. Aurélio Reis - Porto Alegre
E.E.E.F. Profª Maria Luiza Rosa - Caxias do Sul
E.E.E.F. Volmar Antonio Salton - Passo Fundo
E.E.E.F. Bairro Carvalho - Cachoeira do Sul
E.E.E.F. Tomé de Souza - Esteio
Governo vai adquirir mil netbooks para implantar piloto do "Escola Digital"
· 1 min de leitura