Os prejuízos provocados pelo temporal em Nova Santa Rita, na Gande Porto Alegre, na noite desta segunda-feira, podem passar de R$ 100 mil, segundo o coordenador de Assistência Social do município, Sidnei Cardozo Gomes. O titular da pasta, Remo Nonnenmacher, está reunido com o prefeito, Francisco Brandão, para avaliar os estragos. O decreto de situação de emergência deve ser assinado ainda nesta tarde.
Segundo a Defesa Civil do Estado, o município foi o mais atingido pelo granizo, que quebrou os telhados de cerca de 60 residências, incluindo 18 do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) na região. A prefeitura distribuiu lonas para algumas famílias e pelo menos três ficaram desalojadas.
Diversas estradas foram interrompidas pela queda de árvores e postes, incluindo a entrada da cidade na BR 386. Pelo menos 30% da rede elétrica foi afetada. A AES Sul está recolocando os postes para que o fornecimento de energia seja normalizado.
Houve registro de granizo em São José dos Ausentes, Santo Ângelo, Soledade, Santa Rosa, São Gabriel, Ijuí, Santo Augusto, Antônio Prado, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Capão da Canoa, Viamão e São Leopoldo, segundo a MetSul Meteorologia. Além da precipitação de pedras de gelo, em São José dos Ausentes houve registro também de ventos acima de 80 km/h.
Fonte: Correio do Povo
******* AS fotos da galeria são de Moreno Carvalho / Prefeitura de Nova Santa Rita