Governo inicia ocupação da Penitenciária Feminina de Guaíba

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Governo do Estado inicia, na próxima sexta-feira (15), às 9h, a ocupação da Penitenciária Feminina de Guaíba. O ato oficial será realizado na BR 116, km 303, Estrada da Restinga nº 211, em Guaíba, e contará com as presenças do secretário de Segurança Pública, Airton Michels, do superintendente dos Serviços Penitenciários (Susepe), Gelson Treiesleben, além da Secretária de Políticas paras as Mulheres, Márcia Santana.

Treiesleben ressalta que a Penitenciária Feminina de Guaíba é a primeira unidade prisional construída especificamente para o público feminino no Rio Grande do Sul, uma vez que a Penitenciária Madre Pelletier foi adaptada para este fim. O novo presídio tem 7,7 mil m² de área construída, e teve um investimento de R$ 22,7 milhões com recursos do Governo do Estado. Apesar de ter sido inaugurada na gestão anterior, a ocupação só foi liberada agora, pois existiam problemas na ligação de água do local, na instalação da rede elétrica e de gás, e faltavam fogões, camas e colchões.

A Penitenciária Feminina de Guaíba tem 432 vagas e conta com berçário, unidade para atendimento médico, área para trabalho prisional e salas de aula. Treiesleben enfatiza que a nova unidade prisional resolverá o problema de falta de vagas femininas na Região Metropolitana. Ele lembra que a cidade de Guaíba já teve presídio, porém masculino, um prédio antigo com 40 vagas, que ficava situado na beira do Rio, e foi desativado em novembro de 1996.

Gostou? Compartilhe