Na primeira quinzena após a abertura do prazo para regularização dos desmanches no Rio Grande do Sul, 67 empresas de 30 municípios já preencheram o pré-cadastro no site do Detran/RS. A Portaria nº 122, de 29 de março de 2011, estabeleceu prazo de 120 para que todas as empresas que atuam com desmanches de veículos, comércio de peças usadas e reciclagem de sucatas estejam cadastradas.
Após este período, os desmanches cadastrados poderão requerer o credenciamento ao Detran/RS para atuarem como Centros de Desmanche de Veículos Automotores, Comércio de Peças Usadas e Reciclagem de Sucatas (CDVs). Nova portaria estabelecerá os critérios e condições operacionais necessárias para os CDVs.
O cadastramento, e posterior credenciamento pelo Detran/RS, vai permitir maior controle do Estado sobre o comércio de peças usadas. Hoje, o mercado clandestino de peças de reposição estimula as ocorrências de roubo e furto de veículos. Experiência semelhante na capital argentina reduziu em 70% essas ocorrências, com reflexo, inclusive, nos preços dos seguros.
O credenciamento também trará benefícios ao meio ambiente, já que nos futuros CDVs, os veículos passarão por um processo de descontaminação antes da retirada das peças e, necessariamente, encaminharão para a reciclagem as que não puderem ser reaproveitadas.
As empresas interessadas devem preencher o pré-cadastro, disponível no site www.detran.rs.gov.br, e encaminhar pelo correio para Rua dos Andradas, n.º 1234, CEP 90020-008, Porto Alegre, os seguintes documentos: requerimento de cadastramento assinado com firma reconhecida por todos os sócios, proprietários ou diretores, cópias autenticadas do(s) documento(s) de identidade, do Registro de CNPJ da empresa e do Alvará municipal da empresa.
Agência de notícias do Governo do Estado