Pelo menos cinco casas foram atingidas por um deslizamento de terra, na madrugada deste sábado, em Igrejinha, no Vale dos Sinos. De acordo com o Corpo de Bombeiros do município, uma mulher morreu soterrada. Com isso, sobe para seis o número de mortos em razão das chuvas no Estado.
O desmoronamento da encosta ocorreu na rua Alziro Bischoff, no bairro Saibreira 2. Pelo menos seis pessoas estariam desaparecidas, mas três já foram resgatadas com vida. O Grupamento de Busca e Resgate de Porto Alegre se dirige ao município. Segundo o prefeito Jackson Fernando Schmidt, as residências foram totalmente destruídas.
Igrejinha foi uma das cidades mais afetadas pela cheia do Rio Paranhana e de outros 11 arroios que cortam o município. Segundo a MetSul Meteorologia, até as 8h deste sábado havia chovido 118 mm na cidade, sendo que a média mensal é 100 mm. Também há muita água acumulada sobre a ERS 115, uma das rodovias que conduz a Igrejinha. Motoristas que trafegam pelo local devem ter atenção para evitar aquaplanagem.
Três crianças morrem soterradas em Novo Hamburgo
Em Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos, três crianças foram soterradas, na madrugada deste sábado, após um deslizamento de terra que atingiu uma casa no bairro Kephas. De acordo com o Corpo de Bombeiros do município, várias residências foram danificadas pela chuva e o vento fortes, mas ainda não há dados sobre a quantidade de imóveis atingidos.
Em Sapucaia do Sul,um homem foi eletrocutado ao tentar salvar outro que foi atingido por uma descarga elétrica na rua Teodomiro Porto da Fonseca, Centro, por volta das 18h30min dessa sexta-feira. A vítima foi identificada como Edson Miguel Trindade Farias, de 58 anos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um fio de alta tensão, caído no local, provocou o acidente. A outra vítima do choque, Jorge Adalberto Adam, de 55 anos, foi encaminhado para o Hospital de Getúlio Vargas, e está em estado estável.
Ainda nessa sexta-feira, um agricultor morreu após a queda de um galpão no município de Fazenda Vilanova, no Vale do Taquari. Na região, o temporal derrubou diversas árvores e galhos sobre a BR 386. Conforme a Polícia Rodoviária Federal, a vegetação desabou sobre a pista por volta das 16h40min e chegou a bloquear o tráfego em pelo menos cinco pontos por alguns minutos. O fluxo foi conduzido em pista parcial até as 18h, quando o material foi recolhido.
Alagamentos
De acordo com a Defesa Civil do Estado, os municípios mais atingidos pelos temporais estão no Vale dos Sinos, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari e Região Metropolitana. Em Novo Hamurgo, o bairro mais afetado pelos alagamentos é o Santo Afonso. Em São Leopoldo, o bairro mais atingido é o Campinas. Em Gravataí, o Conceição.
Com informações do Portal Correio do Povo