A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa 2011, terá início no próximo domingo (1º), em todo o Rio Grande do Sul. O lançamento oficial, que contará com a participação do secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, ocorrerá na propriedade da agricultora Mauren Chiaro Ferreira, no município de Hulha Negra.
Deverão ser vacinados, até 31 de maio, todos os bovídeos adultos e jovens. A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) tem como meta imunizar pelo menos 95% do rebanho gaúcho, que contabiliza aproximadamente 14,3 milhões de cabeças.
Mainardi informa que, nesta primeira etapa, o Estado vai realizar a doação de 4,8 milhões de doses para os produtores enquadrados no Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf), com até 50 bovídeos por núcleo familiar. "A estimativa é beneficiarmos 270 mil produtores que representam em torno de 75% do total de proprietários do Estado e que, juntos, totalizam 26% do rebanho. Todos os produtores de bovídeos estão convocados a tomarem as medidas necessárias para manter a sanidade do nosso rebanho", afirmou o secretário.
Segundo o médico veterinário, Marcelo Göcks, o Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), seguindo orientações da Comissão Sul Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa), considera satisfatório índice de vacinação superior a 85%. "Boa cobertura vacinal e ausência de circulação viral, aliados à estruturação do serviço oficial de defesa sanitária, são fundamentais para uma evolução do status sanitário", destacou Göcks.
Agência de notícias do Governo do Estado