O primeiro repasse de bens apreendidos do tráfico para serem usados no combate a esse crime, conforme prevê o recém-criado Sistema Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, ocorre nesta sexta-feira (13). O secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, anuncia, durante a Interiorização do Governo do Estado em Santa Maria, a entrega de seis veículos para serem utilizados pela Polícia Civil da cidade.
Serão repassados ao órgão uma Ranger, um Focus, um Prisma, dois Gols e um Astra, para investigações e para o serviço de inteligência da Polícia Civil. Os carros foram apreendidos durante a Operação Rio Branco, feita pela Polícia Federal de Santa Maria, em 2009, para desarticular uma quadrilha de traficantes da cidade que agia com criminosos de Porto Alegre, Carazinho, Caçapava do Sul, Cruz Alta, Nova Hartz, Parobé, Novo Hamburgo, Sapiranga, Ijuí e Foz do Iguaçu (PR), e São José (SC).
A ação dá início aos trabalhos do Sistema Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, criado no âmbito da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), cujo principal aspecto prático é a transferência de bens e recursos apreendidos com o tráfico para o combate e prevenção a este tipo de crime. Dessa maneira, veículos, dinheiro e materiais provenientes do tráfico poderão aparelhar a polícia e ajudar entidades que trabalham no tratamento e prevenção das drogas.
Fonte: Agência de notícias do Governo do Estado