Técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) apreenderam herbicidas e agrotóxicos para tratamento de sementes de trigo em quantidade suficiente para nove mil hectares de plantação. Os produtos foram encontrados em um estabelecimento comercial do município de Independência, na região da Fronteira Noroeste do RS, no final da manhã desta quarta-feira (18).
Os materiais químicos têm duas origens, alguns são de fabricação chinesa que, provavelmente, entraram no Brasil pelo Paraguai, e outros são de fabricação uruguaia. O proprietário da empresa foi autuado e multado, sendo aberto processo administrativo. Os produtos foram encaminhados para um fiel depositário. Após a conclusão do processo, os herbicidas e agrotóxicos apreendidos serão inutilizados.
Segundo o agrônomo da Seapa, Luiz Augusto Petry, serão encaminhadas cópias do expediente administrativo para a Receita Federal e para a Polícia Federal para as medidas de suas competências. Disse ainda que, embora esta tenha sido uma fiscalização de rotina, devido às várias denúncias recebidas, duas equipes da Divisão de Defesa Vegetal da Seapa permanecerão naquela região.
Agência de notícias do Governo do Estado