A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) alerta aos produtores que faltam apenas nove dias para o término da vacinação contra a febre aftosa em animais jovens e adultos. Iniciada no dia 1º de maio, a primeira fase da campanha que visa manter a enfermidade longe do Rio Grande do Sul, encerra-se na próxima terça-feira (31).
Na segunda etapa, que ocorre durante o mês de novembro, o reforço será aplicado apenas nos bovídeos jovens, com até 24 meses de idade. A expectativa dos técnicos da Seapa, que estão indo a campo desde o início do mês para fiscalizar e para aplicar as doses, é de que aproximadamente 80% do rebanho gaúcho já esteja vacinado.
Nesta fase, devem ser imunizados 13,8 milhões de cabeças, entre bovinos e bubalinos. Destes, 4,5 milhões recebem as doses doadas pelo Governo do Estado. Na próxima quarta-feira (25), serão distribuídas para as Inspetorias Veterinárias e Zootécnicas (IVZs) mais 160 mil de doses complementares da vacina. Os produtores beneficiados são aqueles que possuem até 50 bovídeos e se enquadram no Pronaf.
Agência de notícias do Governo do Estado