O secretário de Estado da Cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil, conheceu na manhã dessa terça-feira (24) o projeto do Centro Tecnológico Audiovisual da PUCRS, que será instalado no campus da Universidade, em Viamão. Integrada ao Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, a sede ficará no campus de Viamão onde há 33 mil metros quadrados de área construída, desses 5 mil serão destinados ao Centro Tecnológico Audiovisual. A ideia é que o Centro seja gerador de mais de 4 mil postos de trabalho.
A professora de audiovisual da Faculdade de Comunicação Social da PUC, Aletea Selonk, apresentou o projeto que pretende transformar o Estado em referência nacional e internacional na produção audiovisual. O projeto está baseado em quatro pilares: o Fomento ao setor, a Formação de profissionais, a Pesquisa e o Atendimento do Mercado. Atualmente em fase de desenvolvimento e captação de recursos, o Centro deve estar totalmente concluído em 2013.
Também participaram da reunião o diretor do Tecnopuc, Roberto Mosquetta, o coordenador do curso de cinema da PUC, João Guilherme Barone, o presidente da Fundacine, Cícero Aragon, os secretários municipais da Cultura e Desenvolvimento Econômico de Viamão, Alexandre Godoy e Ronaldo Selau, o chefe de gabinete da secretaria , Roberto Prym, e representantes da PUCRS.
Após ouvir a explanação, o secretário Assis Brasil disse que a Secretaria dará o apoio necessário para o desenvolvimento do projeto. Encerrando o encontro, a comitiva fez uma visita ao prédio que abrigará o Centro Tecnológico Audivisual.
Agência de notícias do Governo do Estado