Gabinete Digital quer ampliar diálogo entre população e Governo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O governador Tarso Genro lançou oficialmente o Gabinete Digital, um site que concentra as novas ferramentas de diálogo entre o Governo do Estado e a população gaúcha, na tarde desta terça-feira (24), no Salão Negrinho do Pastoreio, do palácio Piratini. Cerca de 200 pessoas compareceram ao evento, entre elas, alguns blogueiros e tuiteiros, como o jornalista Paulo Henrique Amorim, do site Conversa Afiada, que desejou sorte ao governador. "Espero ardentemente que esse Gabinete Digital seja um 'tormento' para o senhor".

"O cidadão só não atuará nas decisões do Governo se realmente não quiser", afirmou o coordenador do Gabinete Digital, Vinicius Wu, ao explicar o funcionamento das opções de participação que o cidadãoterá ao acessar o site www.gabinetedigital.rs.gov.br. Avaliando as possibilidades de interatividade que as novas tecnologias vêm proporcionando, o governador Tarso Genro considerou o Gabinete Digital um "um projeto de radicalização democrática", por utilizar essas tecnologias a favor da população, que poderá participar efetivamente na formulação de políticas públicas.

Prestigiaram a cerimônia o ator José de Abreu, os jornalistas Rodrigo Vianna e Renato Rovai, o poeta Fabrício Carpinejar, os professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Ivana Bentes e Giuseppe Cocco, além de Marcelo Branco, militante na defesa do software livre.

O que é o Gabinete Digital
Baseado em experiências de interatividade da chanceler alemã Angela Merkel, com inspiração também nas iniciativas do presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, do governador do Sergipe, Marcelo Déda, e do governador do Ceará, Cid Gomes, o Gabinete Digital apresenta aos cidadãos três formas de opinar, propor e criticar: O Governador Responde, em que a população formula questionamentos e, uma vez por mês, a pergunta mais votada é respondida diretamente pelo governador Tarso Genro; a Agenda Colaborativa, que é o envio de sugestões para as agendas de Interiorização do Governo; e O Governo Escuta, espaço para participação popular, em tempo real, em debates sobre temas de grande interesse da sociedade.

Agência de notícias do Governo do Estado

Gostou? Compartilhe