Dois ministros confirmaram presença no Rio Grande do Sul, nas próximas semanas, segundo informou o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan. O secretário cumpriu agenda nos ministérios de Desenvolvimento Agrário e Minas e Energia, em Brasília, na terça-feira (24), e garantiu o compromisso dos ministros das Minas e Energia (MME), Edson Lobão, e do Desenvolvimento Agrário (MDA), Afonso Florence, de vir ao estado para os seminários que visem ao desenvolvimento rural da agricultura familiar gaúcha. Além deste compromisso, o ministro Afonso Florence afirmou que o Ministério vai apoiar a ampliação do pavilhão da Agricultura Familiar na Expointer 2011.
O ministro Afonso Florence disse ao secretário que é muito positivo que o governo gaúcho tenha criado uma secretaria que atenda aos pequenos produtores, pois são esses os responsáveis pela metade da produção de alimentos no País. Pavan informou que o ministro está disponível para vir ao estado. "Quando a SDR solicitar ele e os secretários virão ao Rio Grande do Sul para discutir os projetos da Secretaria para o Rio Grande do Sul".
Energia
Outra agenda positiva foi à tarde, com o ministro das Minas e Energia Edison Lobão. Ele reconheceu que a qualidade de energia no meio rural é grave e é necessário cobrar da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e das concessionárias um resultado melhor nos serviços. Segundo o ministro, existem recursos da Eletrobrás disponíveis para projetos no que se refere a melhoria da qualidade de energia. No mês de junho, a SDR irá promover um seminário para discutir este tema no Estado, provavelmente, com a participação do ministro.
Agência de notícias do Governo do Estado