Daer anuncia novas regras para o transporte turístico no Estado

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Daer apresentou, no final da tarde desta quinta-feira (26), as novas medidas para facilitar e agilizar o transporte de turistas no Estado. A partir desta ordem de serviço, as operadoras de turismo, nas modalidades de fretamentos em excursões e visitações, em viagens até 250 quilômetros, não serão obrigadas a cumprir a exigência de 12 horas de antecedência na apresentação da lista de passageiros prevista na resolução 5295/ 2010 do Conselho de Tráfego.

A partir destas medidas, o Daer, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado, busca um avanço na prestação de serviços à sociedade, visando não só as Copas das Confederações (2013) e do Mundo (2014), mas também incentivar o turismo e o desenvolvimento dos municípios turísticos do Estado. "Com estas medidas, o Daer pretende colaborar com o aquecimento do turismo no Rio Grande do Sul", disse o diretor de Transportes Rodoviários do Daer, Saul Sastre.

Em sua fala, Beto Albuquerque afirmou que o Rio Grande do Sul precisa de dinamismo e não de burocracia. "O Estado deve ser incentivador do turismo ao invés de ficar impedindo o trabalho de um setor tão importante". Já a secretária de Turismo, Abigail Pereira, agradeceu a sensibilidade do Daer e da Seinfra em buscar alternativas legais que contemplaram esta resolução. "Devemos qualificar a nossa hospitalidade gaúcha", disse Abigail.

O chefe de gabinete do Ministério da Integração Nacional, Alexandre Navarro, anunciou que será implantada uma unidade do Ministério em Porto Alegre ainda em junho para que o diálogo com o Governo Federal se faça mais diretamente. "Com isso, vários projetos serão empreendidos aqui, gerando mais desenvolvimento para o Estado".

Novas regras
A nova listagem poderá ser preenchida em papel timbrado do hotel, pousada ou agência de Turismo (que promove a viagem), datada, assinada e carimbada pelo responsável. É indispensável também, um comprovante (como deslocamento aéreo, nota de hotel, etc.) anexado à lista de que o transportado é turista na localidade. Para hóspedes de hotéis, pousadas e clientes de agências de turismo, bem como no atendimento a aeroportos, nos serviços emergenciais e nos passeios realizados nas regiões turísticas do Estado, é necessária a presença de um guia turístico legalmente registrado, com exceção dos translados de aeroportos para meios de hospedagem e serviços emergenciais.

O encontro contou com a presença do chefe de gabinete do Ministério da Integração Nacional, Alexandre Navarro, do secretário da Infraestrutura do Estado, Beto Albuquerque, da secretária de Turismo, Abigail Pereira, do diretor-geral do Daer, Marcos Ledermann, do diretor de Transportes Rodoviários do Daer, Saul Sastre, prefeitos, vereadores, representantes de empresas e de entidades da região de turismo do Estado.

Agência de notícias do Governo do Estado

Gostou? Compartilhe