Representantes da Byd Company Limited foram recebidos pelo secretário adjunto de Infraestrutura e Logística do RS, Claudemir Bragagnolo, na tarde desta segunda-feira, no gabinete da Seinfra. A Byd é uma empresa chinesa especializada em fabricação de baterias e visa implementar sua tecnologia limpa na frota de ônibus do Estado.
Bragagnolo, que recebeu os gerentes da empresa, Henry Z. Li e Stanley Tang, afirmou a intenção do Estado em investir na qualificação e modernização do transporte de massa e reduzir a emissão de poluentes. "É importante que consigamos sair na frente, pois o Rio Grande do Sul é privilegiado na geração de energia limpa", contou o secretário adjunto, ao lembrar que o projeto depende de análise financeira para que se busque a viabilidade.
O gerente da Buy, Z. Li, enfatizou o menor custo benefício e relatou experiências que estão para começar na Europa. "Nossa empresa tem 11 fábricas na China e 200 mil funcionários, sendo que temos já temos ônibus com essa tecnologia em Hong Kong e um projeto ousado de expansão", destacou Li, ao ressaltar que o Estado é o maior montador de ônibus da América Latina.
A empresa completará a agenda de visitas no Estado com reuniões de trabalho junto a montadoras de ônibus para buscar a viabilidade de implantação do projeto. O ônibus projetado pela Buy, que produz toda a tecnologia de forma verticalizada, tem capacidade de rodar 250 Km, com uma carga de 6 horas.
As empresas CEEE, por meio de seu presidente, Sérgio Dias, e a EPTC, representada pelo seu presidente Vanderlei Cappellari e o coordenador geral de Projetos, Severino Feitoza, acompanharam a audiência, junto ao diretor da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Marco Aurélio Franceschi e a tradutora da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Astrid Schunemann.
Agência de notícias do Governo do Estado