Samsung e STX demonstram interesse em investir no RS

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Durante esta terça-feira (31), a comitiva gaúcha realizou encontros de negócios com a STX, uma das maiores empresas da indústria naval do mundo, e com a Samsumg C&T.

A STX atua principalmente na construção e operação de estaleiros e está interessada em aumentar sua participação no Brasil, em função do pré-sal. "Eles atuam na exploração de petróleo e gás e estão interessados em expandir. É muito provável que a missão deles desembarque no Estado este ano", ressaltou o presidente da Agência de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Marcus Coester, que fez os contatos iniciais com a empresa. A principal operação da STX é de construção de barcos de apoio à indústria oceânica, cuja demanda tende a aumentar no Brasil em função da exploração da camada do pré-sal.

Em seguida, o governador Tarso Genro, o secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cléber Prodanov, os diretores presidentes do Badesul, Marcelo Lopes, e AGDI, Marcus Coester estiveram na sede da Samsumg C&T, um dos braços do grupo. Depois de uma hora de reunião, Tarso Genro e o presidente e o CEO da Samsung C&T, Shin Kim, assinaram um memorando de entendimento. A Samsung C&T é o braço da corporação dedicado à produção de energia.

A expectativa é que a empresa faça investimentos em energias alternativas no Rio Grande do Sul. O vice-presidente executivo da Divisão de Energia Verde da Samsumg, Cheong - Hwan Kim, será o responsável pela aplicação dos projetos no Estado. O mais provável é que a empresa monte unidades para produção de energia eólica, solar e biomassa. "O Rio Grande do Sul se coloca, definitivamente, na perspectiva de investimentos dos coreanos. Está trilhado um caminho concreto com estas empresas", afirmou Tarso ao deixar a sede da Samsumg.

O Governo também quer que as empresas atuem também nos centros de pesquisa e desenvolvimento. Tanto STX quanto Samsumg vão preparar viagens para conhecer melhor o Rio Grande do Sul e aprofundar as negociações. Ainda nesta terça-feira, a delegação foi até a cidade de Suwon, nas proximidades de Seul. Os gaúchos conheceram a Universidade Sungkyungkwan, referência na produção de semicondutores.

Mais tarde o governador teve uma nova reunião com o departamento de planejamento estratégico da Hyundai, para aprofundar as tratativas. Na segunda-feira, a empresa anunciou que irá instalar uma fábrica de elevadores em território gaúcho. O diretor da empresa, Victor Park, acredita que a instalação da unidade pode gerar cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos.

Agência de notícias do Governo do Estado

Gostou? Compartilhe