Os produtores rurais têm até esta terça-feira (31) para vacinarem seus bovídeos jovens e adultos contra a febre aftosa, quando se encerra a primeira etapa da campanha de imunização do rebanho gaúcho. A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) vem fiscalizando e, em alguns casos, aplicando a vacina. A agulha oficial é, principalmente, para o produtor enquadrado no Pronaf, com até 50 cabeças, e que recebe gratuitamente as doses do Governo do Estado.
Não haverá prorrogação da vacinação. A partir de amanh (1º), as aquisições de vacinas precisam ter autorização da Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ) que atende o município do criador. Os inadimplentes podem ser autuados e multados.
Embora já estejam sendo contabilizados os números da vacinação, apenas no dia 30 de junho a digitação estará terminada. "Somente então teremos o índice vacinal real", ressaltou diretor do Departamento de Defesa Agropecuária, Eraldo Marques.
Pela previsão dos técnicos, cerca de 90% do gado gaúcho está imunizado. A segunda etapa da vacina contra a febre aftosa ocorre durante o mês de novembro e se destina aos animais jovens, de até 24 meses de idade. Os bovídeos adultos não necessitam desse reforço.
Agência de notícias do Governo do Estado