A Secretaria de Saúde do Estado confirmou, nesta sexta-feira, que duas pessoas foram contaminadas pela Gripe A no Estado, em São Gabriel, na Fronteira Oeste, e em Camaquã, no Centro-Sul. No primeiro caso, trata-se de uma gestante e, no segundo, uma criança de um ano. Ambos não haviam sido vacinados. Ainda segundo a secretaria, a gestante está hospitalizada e a criança já estaria prestes a ter alta do hospital.
O último balanço da pasta sobre a vacinação no Estado, divulgado no fim de maio, informava que o Rio Grande do Sul havia atingido 76% da meta da campanha, em um total de cerca de 1,45 milhão de pessoas. O objetivo era atingir 80%, aproximadamente 10 mil a mais. O banco de dados do Ministério da Saúde ainda receberá informações sobre as doses aplicadas até o dia 10 de junho.
O grupo que mais ficou abaixo do esperado foi o das gestantes, com 48%. Já os profissionais da área da saúde ultrapassaram o esperado em 5% – enquanto 137.750 eram esperados, 145.123 foram imunizados. Entre os idosos, 76% receberam a vacina, assim como 75% das crianças e 85% dos indígenas.
Fonte: Correio do Povo e Rádio Guaíba