Perfuração de poços assegura abastecimento de água no interior gaúcho

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um dos trabalhos mais representativos da Secretária de Estado de Habitação e Saneamento (Sehadur) é a perfuração de poços. Segundo o Diretor de Saneamento da Sehabs, Guilherme Barbosa, o principal alvo do serviço são comunidades da área rural dos municípios gaúchos que sofrem com a falta de água gerada pela dificuldade de acesso à rede de abastecimento. 

"O pedido à Sehadur para a abertura de poços se dá por meio da prefeitura de cada município, gerado pela demanda das comunidades", explica o Barbosa. Após, um geólogo da Divisão de Perfuração de Poços da secretaria é designado para a elaboração de um pequeno estudo, que aponta as áreas mais propícias. Com o apoio técnico e logístico da Corsan, uma comitiva vai até o local vistoriar o trabalho de perfuração. Em geral, são feitas duas tentativas de encontrar água. Quando encontrada, uma amostra é levada até o laboratório, que verifica sua potabilidade. Se a água é potável e possuir boa vazão, cabe à prefeitura local realizar a construção da estrutura de distribuição da água. 

A última perfuração realizada foi na comunidade de Capão Grande, no interior de Glorinha (foto). A profundidade chegou a 210 metros. Os operadores das máquinas foram acompanhados de perto por moradores da região. Antes, eles precisavam cavar poços caseiros, o que não garantia a qualidade da água. "Esperamos muito tempo por essa água", disse Maria Teresa da Silva, moradora que agora aguarda o diagnóstico de vazão para comemorar. 

Cada poço leva, em média, cinco dias para ser perfurado, ao custo de cerca de R$ 40 mil. Um convênio entre Incra, Funasa, prefeituras e Corsan vai utilizar novas tecnologias para diminuir a incidências de perfurações que não encontram água. Desde o início do ano, foram 60 perfurações em todo o Estado, feitas por duas equipes. Destas, 25 resultaram em água de qualidade e com boa vazão. Até hoje, mais de seis mil poços já foram perfurados no Rio Grande do Sul. 

Gostou? Compartilhe