A Secretaria Estadual da Saúde (SES) realiza uma campanha de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) com enfoque para o Dia dos Namorados, comemorado neste domingo, 12 de junho. A iniciativa conta com um site exclusivo para a ação (www.diadosamarrados.com.br) onde é possível produzir porta-camisinhas.
Os primeiros 1,5 mil internautas que customizarem a caixinha com a foto do casal receberão o produto gratuitamente em casa. Os participantes também pode imprimir o brinde para montagem caseira, fazer o download de sua imagem ou compartilhá-la diretamente nas redes sociais (twitter, orkut e facebook).
O chefe da seção de Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis e da Aids da SES, Ricardo Charão, destaca que a intenção da campanha é aproveitar a questão do afeto entre as pessoas no Dia dos Namorados para lembrar que é preciso se relacionar de forma segura. "O nome que usamos para o site (Dia dos Amarrados) busca passar a mensagem de que não importa com quem você se 'amarra', mas sempre tendo o auto-cuidado e o cuidado com o outro", afirma.
O site traz ainda dicas importantes sobre como prevenir-se das DST, como e onde buscar atendimento, locais para fazer o teste do HIV, e indica o Disque-Aids para esclarecimentos, pelo telefone 0800 54 10 197. A campanha também inclui mídia externa, com anúncios nas portas e sancas do Trensurb, traseiras de ônibus e lotações de Porto Alegre e no Canal Você (canal de televisão que funciona nos ônibus da Capital).
O Rio Grande do Sul registrou, em 2010, mais de 2,9 mil novos casos de AIDS, uma incidência de 27,2 casos por 100 mil habitantes. Na Capital, essa taxa salta para 99,4 - com 1.402 casos registrados ano passado.
Agência de notícias do Governo do Estado