O Comitê de Enfrentamento da Influenza A (H1N1) confirmou, no início da tarde, que mais 46 casos suspeitos de gripe A passaram a ser analisados pelo Laboratório Central do Estado. O total de notificações subiu para 134 (eram 88, na sexta-feira passada), mas o número de casos confirmados permanece em cinco. Três pessas sobreviveram e duas morreram.
Ainda durante o encontro do Comitê, o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni e o coordenador-geral de doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, José Ricardo Pio Martins, acertaram estender o tratamento imediato com Tamiflu a pacientes com sintomas de gripe A que portem doença crônica. A medida vale para pessoas que sofrem de problemas de coração ou respiratórios, transplantados e portadores de HIV, por exemplo. Antes, apenas integrantes dos grupos de risco (idosos, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos, indígenas e trabalhadores de saúde) tinham direito a receber o medicamento como primeiro tratamento da doença na rede pública de saúde.
A Secretaria Estadual da Saúde segue, ainda, esperando a chegada de 100 mil doses da vacina contra as gripes A e sazonal para esta semana, oriundas do Ministério da Saúde, em Brasília. Poderão se vacinar, prioritariamente, pessoas que fazem parte da classificação de risco da doença, além de doentes crônicos com prescrição médica para a imunização.
Em 2010, o Estado não registrou casos de gripe A. Em 2009, 3.544 pessoas foram contaminadas. Dessas, 297 morreram.
Fonte: Rádio Guaíba