RS recebe lote com 100 mil vacinas contra a Gripe A

Pessoas com doenças crônicas com atestado podem se vacinar gratuitamente

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Secretaria Estadual da Saúde solicitou o lote de mais 100 mil doses da vacina contra a Gripe A depois dos dois primeiros casos de morte pela influenza A H1N1, confirmados nesta última semana no RS. Uma terceira morte está sendo investigada, a de um bebê de 11 meses, que teria tomado a primeira dose da vacina em Santa Cruz do Sul. 

O lote chegará ao Estado nesta segunda-feira (13), para reforçar a luta contra a doença no Rio Grande do Sul.
Em função da epidemia, o governo autorizou que pessoas com doenças crônicas sejam vacinadas contra a gripe, desde que tenham prescrição médica. Além destes, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde e indígenas poderão procurar qualquer posto de saúde do estado para se imunizar. O secretário estadual da Saúde explica que irá a Brasília nesta semana para tratar das estratégias de combate a Gripe A com representantes do Ministério da Saúde. Ciro Simoni reforça que as pessoas incluídas no grupo de risco procurem os postos para a vacinação o mais rápido possível.
O governo do Estado afirma que a meta é ampliar ainda mais o estoque disponível, durante os meses de inverno, com as vacinas que sobraram em outros Estados. Das 88 notificações da doença, cinco casos foram confirmados em Bagé, Três Passos, Camaquã e São Gabriel. Em 2010, o Estado não registrou casos de gripe A. Em 2009, 3.544 pessoas foram contaminadas. Dessas, 297 morreram.

Gostou? Compartilhe