Os recursos definidos pelo governo do Estado para aplicação nas obras da Consulta Popular 2010 (para execução em 2011) serão anunciados pelo governador Tarso Genro nesta quarta-feira. Os valores correspondem a parte dos projetos votados no processo de consulta à população no ano passado. De acordo com informações do Departamento de Participação Cidadã da Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, a verba corresponde à segunda parcela de aplicação do Orçamento 2011. A primeira parcela, de R$ 1 milhão, já foi confirmada para projetos de geração de renda na região do Alto da Serra do Botucaraí. O anúncio foi feito durante a interiorização do Governo do Estado, em Lagoão.
A divulgação dos recursos faz parte do ato de instalação do Conselho do PPA Participativo, que acontece a partir das 10h desta quarta, no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini. Serão empossados 76 conselheiros, representantes das regiões de abrangência dos Coredes e dos conselhos setoriais de direitos, e mais 6 indicados pelas secretarias estaduais.
A partir deste ano, o Sistema Estadual de Participação Cidadã vai realizar o processo de Consulta Popular e Cidadã, marcado para o dia 10 de agosto. Esta data será a última para definição de demandas prioritárias para investimento dos recursos do Orçamento 2012. A Consulta será antecedida de uma série de audiências e fóruns de discussão regionais, que iniciam no dia 20 de junho e vão até o dia 20 de julho.