Após quatro dias na Europa, a secretária do Turismo, Abgail Pereira, retornou ao Estado, no domingo (12), no voo inaugural da TAP, trazendo na bagagem boas experiências que podem ser aplicadas no Estado nos próximos anos. A titular da pasta dividiu o tempo entre Lisboa e Barcelona para conhecer projetos de sucesso na área de planejamento e gestão integrada do turismo.
Em Lisboa, o ParqueExpo, que começou a operar para a Expo 98, é um exemplo de captação de eventos internacionais para Portugal até os dias de hoje. Com investimento totalmente oriundo do setor público, o Parque atrai visitantes durante o ano todo, garantindo o desenvolvimento econômico e turístico da região.
Já em Barcelona, a secretária conferiu o trabalho realizado para os Jogos Olímpicos de 1992 e que colocou a capital catalã como um dos grandes destinos da Europa. O projeto foi executado com verba pública e privada. De acordo com Abgail, as experiências portuguesa e espanhola são extremamente válidas. "São concepções diferentes, mas que dão resultado. Nesta missão que cumprimos na Península Ibérica, conhecemos trabalhos que alçaram as cidades ao mais alto grau de competitividade na área do turismo. E é isso que queremos conquistar aqui", revelou.
Para a secretária, assim como Barcelona pode ser considerada a porta de entrada para a Europa, o Rio Grande do Sul tem condições de ser a porta de entrada para o Mercosul e o Cone Sul. "E isso tem tudo a ver com o trabalho que estamos alinhavando com a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). Queremos desenvolver ainda mais Porto Alegre e a Região Metropolitana com o objetivo de nos transformarmos em um destino nacional e internacional com foco no Mercosul", afirmou. Por fim, Abgail destacou que foi estabelecida uma relação de cooperação técnica internacional entre o Rio Grande do Sul e as cidades visitadas, onde o turismo será trabalhado de forma inovadora e com mais valor agregado.
Agência de notícias do Governo do Estado