As pessoas que se comunicam pela Língua Brasileira de Sinais já podem ter aulas teóricas de habilitação para dirigir em Libras. O Detran/RS está disponibilizando este curso nos Centros de Formação de Condutores e, para isso, está cadastrando profissionais. Atualmente, a Autarquia oferece 12 intérpretes para os CFCs, mas há demanda para um maior número de profissionais em diferentes regiões do Estado.
Com o objetivo de avançar na regulamentação dessa função, o Detran/RS publicou no Diário Oficial do Estado portaria estabelecendo nova forma de remuneração para os intérpretes que realizam a versão para a Língua Brasileira de Sinais das aulas do curso teórico-técnico de habilitação. Para isso, serão adotados valores unitários de horas-aula.
Os profissionais receberão por hora-aula interpretada o valor bruto de R$26,80, equivalente ao recebido pelos médicos e psicólogos que atuam nos CFCs. As versões das aulas teóricas para Libras serão apuradas mensalmente, do primeiro ao último dia do mês, e o Detran/RS realizará o controle da realização dos serviços via sistema informatizado.
Trata-se de mais um passo no projeto que desde 2009 visa possibilitar a inclusão do surdo como condutor no trânsito, aperfeiçoando seu acesso à informação. Fazem parte do projeto também as traduções de parte do banco de questões para Libras e o curso de formação para servidores, já em andamento.
Para cadastrar-se, o profissional deve acessar o site www.detran.rs.gov.br e procurar o link Credenciamento e Cadastro/Profissionais/Credenciamento ou Cadastramento/Documentação Básica e Documentação Específica. Após providenciar a documentação, protocolá-la pessoalmente no Detran/RS, na rua Voluntários da Pátria, 1358, térreo, ou enviá-la pelo correio à rua dos Andradas, 1234, CEP 90020-008, Porto Alegre.
Agência de notícias do Governo do Estado