A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), informa a ocorrência de três novos casos confirmados de gripe A H1N1 no Rio Grande do Sul, entre eles um óbito. Dois casos foram confirmados pelo Laboratório Central do Estado. São eles:
- uma mulher de 54 anos, residente de Vera Cruz, que iniciou os primeiros sintomas no dia 09/06/11, foi internada em 11/06/11 em hospital de Santa Cruz do Sul, onde ainda se encontra. A paciente não foi vacinada contra gripe em 2011, é fumante e pneumopata crônica.
- uma criança de 1 ano, não vacinada contra a gripe em 2011, residente em Santa Cruz do Sul, internada desde o dia 07/06/11 no município, apresentando boa evolução.
Um caso foi confirmado por investigação epidemiológica. Trata-se de um bebê de 10 meses, residente também em Santa Cruz do Sul, que faleceu em 08 de junho deste ano, sem coleta de material para o diagnóstico laboratorial. A criança não foi vacinada contra a gripe.
Em 2011, até o momento, o Estado contabiliza 191 notificações de casos suspeitos da doença, tendo sido confirmados 9 casos, entre os quais 4 óbitos. Do total, 166 casos foram descartados e 16 estão em investigação.
Agência de notícias do Governo do Estado