As inscrições para o ingresso na rede estadual no segundo semestre apontam a grande procura pelos cursos técnicos. Dos 20.195 inscritos, 19.815 optaram pela educação profissional, com uma média de dois candidatos por vaga. Para o ensino médio foram efetuadas 336 inscrições. No total estão sendo oferecidas 11.151 vagas, sendo 3 mil em Porto Alegre, área da 1ª Coordenadora Regional de Educação (CRE).
O diretor da Superintendência de Educação Profissional (Suepro) da Secretaria de Estado da Educação, professor Pedro Luiz Maboni, afirmou que estes números mostram a necessidade de qualificar a rede de escolas técnicas. Ele explicou que a Suepro esta encorajando os diretores e coordenadores a ocuparem todas as vagas disponíveis.
O convênio assinado com o Governo Federal, no âmbito do Programa Brasil Profissionalizado, prevê, segundo Maboni, a destinação de R$ 32 milhões para a reforma e ampliação de escolas técnicas, o que permitira a oferta de mais e melhores vagas para atender a demanda social existente.
Agência de notícias do Governo do Estado