O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), da Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou, mais 11 casos de gripe A H1N1 no Estado, existindo entre eles um óbito. Até hoje, no Rio Grande do Sul, foram notificados 536 casos suspeitos, 37 foram confirmados, 365 descartados e 134 estão em investigação e sete óbitos foram registrados.
Os novos casos confirmados, nesta sexta-feira ocorreram nos municípios de:
Santa Cruz do Sul - 4 casos
Vera Cruz - 1
Candelária - 3
Rio Pardo - 1
Hulha Negra - 1 (óbito)
Pelotas - 1
A situação de Hulha Negra está relacionada a uma mulher de 55 anos, não vacinada, diabética, que foi internada e faleceu em Bagé.A chefe da Divisão de Vigilância Sanitária do CEVS, Marilina Bercini esclarece que a situação é de normalidade. "Está sob controle e não se caracteriza como uma epidemia até o momento", afirmou. Marilina destaca que outros vírus respiratórios, como o da influenza A sazonal também circulam no Estado.
Medidas de prevenção
A Secretaria Estadual da Saúde reforça ainda que as medidas de prevenção devem ser mantidas, como lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool gel. Ao tossir ou espirrar proteger a boca e o nariz, afastar doentes do convívio social, ventilar os ambientes e evitar aglomerações. Em caso de sintomas gripais como febre, tosse, dores no corpo, dores de garganta, a pessoa precisa consultar um médico que deverá receitar antiviral (oseltamivir). Em caso de piora, é imprescindível retornar ao médico.
Vacinas
Chegaram nesta sexta-feira ao Rio Grande do Sul 140 mil doses de vacina monovalente contra gripe A, que sobraram da campanha imunização do ano passado. Essas doses serão distribuídas na próxima semana, de acordo com a população das regiões, com ênfase nos locais com circulação da gripe A.