MEC suspende ingresso de novos alunos em EAD da Ulbra

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As denúncias de irregularidades nos cursos da modalidade de Ensino à Distância (EAD) da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) geraram a suspensão do ingresso de novos alunos. A decisão foi tomada pelo Ministério da Educação (MEC) e divulgada, em nota, nesta segunda-feira.

A instituição já não realizava novos vestibulares devido a falhas identificadas há dois anos. A universidade também passou, gradativamente, a reduzir o número de alunos e os polos de apoio presencial. As denúncias de irregularidades estão sendo investigadas pela Polícia Federal do Rio Grande do Sul.

O MEC informou que a Ulbra está sob supervisão em decorrência de deficiências na oferta e na concretização dos cursos. Segundo o ministério, foram identificados problemas no modelo pedagógico e na infraestrutura  distribuída em polos presenciais. Entre as irregularidades, estava a realização de parcerias com outras organizações, o que a legislação não  permite; e a oferta de cursos em locais irregulares, descumprindo a lei.

A Ulbra tem cerca de 90 mil estudantes em 12 cursos no formato EAD. Pela nota do MEC, a Secretaria de Regulação e Supervisão determinou que a Ulbra faça uma completa reformulação do projeto acadêmico. Definiu ainda que a universidade suspensa o ingresso de novos alunos e o descredenciamento de 192 polos de apoio presencial que  apresentam funcionamento indevido.

O ministério determina ainda que, caso as irregularidades não sejam  sanadas, poderá haver o descredenciamento da instituição do ensino nesta  modalidade. Os alunos que já estão matriculados não terão prejuízos porque poderão ser transferidos para outros polos ou outra instituição.

As investigações feitas pela Polícia Federal sobre as denúncias de que alunos eram aprovados sem a correção das provas presenciais, fizeram com que o a diretoria da Ulbra, com sede em Canoas, tomasse providências. No início da manhã, a reitoria e integrantes da universidade se reuniram para avaliar os impactos das medidas definidas pelo MEC e os próximos passos.

A Ulbra oferece EAD em administração, ciências sociais, gestão em beleza,  gestão financeira, gestão pública, gestão de recursos humanos, letras- português, negócios imobiliários, pedagogia, secretariado escolar, serviço
social e teologia.

Fonte: Correio do Povo

Gostou? Compartilhe