O boletim do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), divulgado nesta terça-feira (19), confirma a ocorrência de quatro novos casos de gripe A (H1N1) no Rio Grande do Sul. São eles:
1- Criança do sexo masculino, 4 meses, residente em Porto Alegre, internou no mesmo município e já teve alta;
2- Criança do sexo masculino, 6 anos, residente em Porto Alegre, internou no mesmo município e já teve alta;
3- Criança do sexo masculino, 8 anos, residente e internado em Jaguarão;
4- Mulher, 46 anos, residente e internada em Porto Alegre.
Em 2011, até o momento, foram notificados 826 casos suspeitos de gripe A (H1N1), dos quais 64 casos foram confirmados (incluindo 8 óbitos), 698 descartados e 64 permanecem em investigação. Para mais detalhes do número de casos confirmados por município de residência acesse: http://www.saude.rs.gov.br/dados/1311111601523Casos%20Gripe%20por%20cidade.pdf
Prevenção e tratamento como estratégias de enfrentamento da doença
A Secretaria Estadual da Saúde reforça as medidas de prevenção que devem ser mantidas, como lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool gel, ao tossir ou espirrar proteger a boca e o nariz, afastar doentes do convívio social, ventilar os ambientes e evitar aglomerações.
O foco atual da estratégia de enfrentamento à gripe A no Estado são o diagnóstico e o tratamento precoces para evitar o agravamento da doença, por isso, a SES indica que, em caso de sintomas gripais como febre, tosse, dores no corpo e de garganta, a pessoa deve consultar um médico que poderá receitar antiviral (oseltamivir), disponível em todo o Estado.
Vídeo esclarece situação do RS
Estas medidas, assim como o esclarecimento de que o Estado não vive uma epidemia da doença foram divulgados em uma campanha veiculada nos últimos dois dias em canais de televisão. Clique aqui para assistir.
Confirmados mais quatro novos casos de gripe A
· 1 min de leitura