Defesa Civil registra enchentes, ventos fortes e chuva de granizo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Enchentes, ventos fortes e queda de granizo foram as principais ocorrências enfrentadas pela Defesa Civil do Estado entre a noite de segunda-feira (8) e a manhã desta terça-feira (9). Os ventos fortes e a chuva de granizo atingiram principalmente as regiões Norte, Noroeste e Central do Rio Grande do Sul, causando destelhamentos e queda de árvores e de postes de luz em Santo Ângelo, Catuípe, Santo Augusto, Frederico Westphalen, São Valentim, Santa Rosa, São José do Inhacorá, Erechim e Paim Filho.

Na região dos Vales, os problemas enfrentados pela Defesa Civil são as enchentes dos rios Caí e Taquari. No vale do rio Taquari, as primeiras famílias de Estrela e Lajeado que moram nas regiões ribeirinhas começaram a ser retiradas na manhã desta terça-feira (9) e levadas para ginásios, casas de parentes e abrigos municipais. O rio Taquari está sete metros acima do nível normal e sobe a uma velocidade de 45cm/h.

Em São Sebastião do Caí, a situação também é de alerta. O rio Caí subiu a 12,90 metros e deve chegar a 13,5 metros nas próximas horas. Na noite passada, a Defesa Civil começou a retirar os primeiros 50 moradores de suas margens e pelo menos mais 200 moradores devem ser retirados ao longo do dia.

As fortes chuvas também atingiram outras regiões do Estado. Chuvas com granizo foram registradas nos municípios de Encruzilhada do Sul, São Valentim, Sobradinho e Cachoeira do Sul, mas sem danos às populações. A barragem do Salto do Jacuí está com o nível pouco acima do normal e entrou em estado de "Atenção". Já no Litoral Norte, a Defesa Civil foi comunicada sobre alagamentos em uma estrada do interior do município de Maquiné.

Agência de notícias do Governo do Estado

Gostou? Compartilhe