As crianças menores de cinco anos receberão, no próximo sábado (13), a segunda dose da vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. A Secretaria Estadual da Saúde destaca que a proteção contra a enfermidade apenas estará garantida mediante a nova etapa da imunização.
A meta é repetir no Rio Grande do Sul os mesmos números registrados na primeira etapa (ocorrida em junho), quando a cobertura da população nesta faixa etária foi próxima dos 99%, enquanto o recomendável é atingir os 95%. Na oportunidade, mais de 650 mil crianças foram vacinadas, de um total de 658,7 mil. As doses estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde e em outros pontos extras definidos pelos municípios.
A vacinação contra a pólio é importante para manter o País livre da circulação do vírus, que foi registrado, pela última vez no Brasil, em 1989. Contudo, 26 países ainda registram casos, sendo quatro deles endêmicos (Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão).
A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Apesar de na maioria das vezes não evoluir para o óbito, a criança infectada adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá, principalmente, por via oral.
Agência de notícias do Governo do Estado