Tarso vota nas prioridades regionais

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Dentro do projeto de tornar o Rio Grande do Sul uma referência mundial em participação cidadã, os gaúchos apontam nesta quarta (10) as prioridades de suas regiões no Orçamento 2012. O governador Tarso Genro registrou pela manhã, em um terminal no Palácio Piratini, sua contribuição ao processo que permite à população a decisão sobre a aplicação dos recursos do Estado.

"Devemos aproveitar todas as formas de participação. Esse processo é exemplo no combate às fronteiras burocráticas que separam o Estado do cidadão", afirmou Tarso.

Para que as prioridades apontadas pela população sejam efetivadas, o governador defendeu um amplo controle da sociedade sobre o Poder Público por meio de instrumentos como os Coredes, durante as Interiorizações e no conjunto de audiências públicas que o Governo realiza pelo Estado. "Esse é o momento de cobrança, em que se possibilita o controle da sociedade sobre o Governo".

Como votar
A votação será presencial, em 12 mil urnas espalhadas nos 497 municípios gaúchos, e virtual, pelo Portal da Participação: www.participa.rs.gov.br. Nas urnas, o processo iniciou às 8h e será finalizado às 21h, e pela internet a votação vai até a meia-noite. As cédulas com a listagem completa dos projetos de cada uma das 28 regiões. Os locais de votação também estão disponíveis no portal.

A Votação de Prioridades, que substitui o processo da Consulta Popular e incorpora elementos do Orçamento Participativo, está inserida no Sistema de Participação Popular e Cidadã, que já realizou o Plano Plurianual (PPA) Participativo neste ano. Na primeira fase de debates participativos do Orçamento, foram realizadas mais de 450 assembleias e audiências regionais para definição dos projetos que estão indo à votação.

Agência de notícias do Governo do Estado

Gostou? Compartilhe