Emater e unidades da Embrapa nivelam ações

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

“Um encontro histórico”. Foi assim que o diretor técnico da Emater/RS, Gervásio Paulus, referiu-se à reunião ocorrida na quinta-feira (11/08), no Convento dos Capuchinhos, em Porto Alegre, entre representantes da Emater/RS-Ascar e das quatro unidades da Embrapa existentes no Rio Grande do Sul – Uva e Vinho, Clima Temperado, Trigo e Pecuária Sul. O objetivo da reunião foi estreitar as relações entre as duas instituições, aproximando os trabalhos de pesquisa das ações de assistência técnica e extensão rural.

Os representantes da Embrapa apresentaram os projetos desenvolvidos por sua respectiva unidade e o diretor técnico da Emater/RS, Gervásio Paulus, falou sobre as principais ações desenvolvidas pela Instituição no Estado. Em seguida, extensionistas e pesquisadores debateram as especificidades de cada região e de que forma as instituições podem contribuir para o desenvolvimento das comunidades rurais. Os participantes também discutiram as possibilidades de convênios de capacitação para técnicos da Emater/RS-Ascar.

Representando a Emater/RS-Ascar, além dos diretores técnico e administrativo, respectivamente, Gervásio Paulus e Valdir Zonin, participaram os gerentes e adjuntos das 10 regiões administrativas da Instituição no Estado, e os gerentes técnico e de planejamento. Pela Embrapa, compareceram os pesquisadores Alexandre Hoffmann, da Embrapa Uva e Vinho; Adão da Silva Acosta, da Embrapa Trigo; Sérgio Renan Silva Alves, da Embrapa Clima Temperado; e Alexandre Varella e Daniel Montardo, da Embrapa Pecuária Sul.

Os pesquisadores da Embrapa destacaram o caráter inédito da iniciativa e colocaram suas unidades à disposição da Emater/RS-Ascar para intercâmbio de experiências e ações de formação de técnicos e agricultores. Da mesma forma, o diretor técnico da Emater/RS, Gervásio Paulus, ressaltou a vontade de construir uma agenda estratégica conjunta entre as duas instituições.

Gostou? Compartilhe